PROTOCOLO DE SAÚDE
PROTOCOLO DE SAÚDE – HOTEL POUSADA SAUDOSA MALOCA ATENDIMENTO PRIORITÁRIO
✓ Pessoas pertencentes ao grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes) tem prioridade no atendimento em todos os setores da Pousada (recepção, restaurante, etc.) para que permaneçam o mínimo de tempo no local.
HÓSPEDES
✓ Todos os hóspedes devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção respiratória. A utilização de máscaras nas áreas comuns da Pousada, faz parte do protocolo de segurança sanitária municipal. Perante a Lei Estadual de número 14.261 de 29 de abril de 2020 a utilização de máscara é obrigatório em todo território da Bahia e ainda em conformidade ao Decreto Municipal número 10.877 de 29 de junho de 2020, o não uso de máscara em vias públicas no Município de Porto Seguro acarretará em multa no valor de R$ 100,00 (cem reais);
✓ Todos os hóspedes devem, obrigatoriamente, ter sua temperatura corporal aferida no check-in e após a aferição será registrado em planilha para possíveis controles. Pessoas com temperatura superior ou igual a 37,8 °C, ou com sintomas gripais (tosse seca ou produtiva, dor de garganta, congestão nasal, falta de ar, coriza) serão imediatamente encaminhados para atendimento médico e em cumprimento a determinação do protocolo de segurança da Secretaria Municipal de Saúde.
✓ Para agilizar o atendimento na recepção, priorizaremos o check-in eletrônico. Conforme decreto municipal com o protocolo de segurança sanitária. Informações sobre n° do Cartão do SUS, plano de saúde, seguro viagem, se o mesmo se enquadra no grupo de risco e no caso de emergência a quem deve ser contatado (nome e número de telefone da pessoa);
✓ A chave do apartamento é higienizada antes da entrega ao hóspede, bem como a máquina de cartão de crédito e demais objetos e utensílios que sejam tocados por mais de uma pessoa;
✓ Havendo hóspedes suspeitos ou confirmados para COVID-19, temos todo o protocolo de segurança sanitária necessário para segurança dos demais hóspedes e equipe;
✓ Havendo suspeita ou confirmação de COVID-19 entre os hóspedes, estabelecemos um bloco de apartamentos exclusivos onde serão alocados ou realocados com as seguintes orientações:
1. O hóspede não deverá sair do apartamento, devendo comunicar aos profissionais da área administrativa da Pousada formas de contatar seu médico, plano de saúde ou unidade médica local ou, ainda, Sistema de Saúde (136), a fim de que seja avaliado seu estado de saúde;
2. Aguardar as instruções dos profissionais de saúde para tomada de decisões;
3. As refeições, incluindo o café da manhã serão realizados no apartamento;
4. A Pousada, em cumprimento a determinação do protocolo de segurança da Secretaria Municipal de Saúde, noticiará o caso suspeito a Vigilância Epidemiológica;
5. Em caso de quarentena obrigatória dentro da Pousada, sendo esse período fora da reserva contratada, as diárias excedentes bem como a alimentação serão por responsabilidade do próprio hóspede.
ÁREAS SOCIAIS
✓ O uso de máscaras em nossas áreas comuns é obrigatório para colaboradores, hóspedes e fornecedores, garantindo maior segurança para todos;
✓ Aumentamos a frequência e intensificamos a limpeza e desinfecção das áreas comuns, redobrando a atenção em locais como balcão, maçanetas, portas, corrimões, interruptores, banheiros sociais, cadeiras, mesas, entre outros;
✓ Todas as lixeiras das áreas comuns são acionadas sem a necessidade de utilizar as mãos;
✓ Dispenser de álcool em gel 70% foram disponibilizados em vários pontos estratégicos como na recepção, nos blocos de apartamentos, e em áreas comuns;
✓ Também instalamos uma charmosa pia na entrada do nosso café da manhã, com dispenser de sabonete líquido e toalhas de papel, para que seja possibilitado a higienização das mãos por hóspedes e colaboradores;
ÁREA DE LAZER
✓ Conforme Protocolo de Segurança Sanitária, fica estabelecido a utilização de máscara em toda área comum da Pousada, inclusive na área da Piscina;
✓ A piscina tem tratamento e acompanhamento diário com medição de cloro, PH e alcalinidade da água.
ATENDIMENTO
✓ Em dias de maior movimento, trabalharemos com check-in e check-out agendado (procure sempre se antecipar para não atrasar seus compromissos) e escalas para acesso ao café da manhã, respeitando o atendimento prioritário;
✓ Em caso de filas, mantenha sempre distância mínima de 2 (dois) metros, respeitando o distanciamento entre as pessoas;
APARTAMENTOS
✓ Seguimos um alto padrão de limpeza e higienização de nossos apartamentos, intensificamos treinamentos com nossos colaboradores para aplicação ainda mais rigorosa de sanitização dos apartamentos e total atenção a itens como torneiras, registros, portas, puxadores, maçanetas, interruptores, tomadas, telefones, controles, cabeceira de cama, mesa de apoio entre demais itens no apartamento. Adaptamos nosso modelo de check list para conferência e certificação de que todos os itens foram higienizados;
✓ Os serviços de arrumação dos apartamentos durante a estadia, serão realizados sem a presença do hóspede no apartamento, com as janelas abertas e ar-condicionado desligados. Essa medida visa garantir maior segurança para o hóspede e colaborador;
✓ Trabalhamos com produtos profissionais e de alta desinfecção, produtos de uso hospitalar, e segundo estudos, o uso de tais produtos são suficientes para uma perfeita higienização e desinfecção do ambiente.
✓ Como sempre fizemos, todo enxoval é trocado na faxina do apartamento, incluindo saias de camas, cobertores, cobre leitos, cortinas, redes, capas de travesseiros, capas de colchão, entre outros itens;
✓ O enxoval é higienizado em lavanderia industrial exclusiva da Pousada, lavado com produtos profissionais certificados, conforme sempre fizemos;
✓ Após a higienização, todo enxoval é embalado para que não fique exposto a contaminação no manuseio;
✓ As bebidas para o frigobar serão previamente vendidas na recepção onde são devidamente higienizadas, fica vedado o uso do frigobar para itens comprados fora da Pousada;
MATERIAL E PRODUTOS DE LIMPEZA
✓ Nossos produtos de limpeza são de uso profissional, certificados pela Anvisa, e eficazes no combate ao Corona vírus. Intensificamos o treinamento de nossa equipe para a utilização de todos os produtos de limpeza bem como o material utilizado, além da correta desinfecção dos locais.
TREINAMENTO
✓ Todos os funcionários receberam treinamentos sobre os procedimentos e protocolos adotados e são atualizados periodicamente quando adotarmos novas práticas ou aprimorarmos as existentes. Muitos destes procedimentos já praticávamos mesmo antes da pandemia;
✓ Nossos colaboradores também são orientados quanto as regras de etiqueta social dentro e fora das dependências da Pousada.
COLABORADORES
✓ Caso algum colaborador apresente sintoma gripal (tosse, febre, inflamação na garganta, coriza e/ou dificuldade ao respirar), será liberado e encaminhado ao atendimento médico.
✓ Constantemente nossos colaboradores têm sua temperatura corporal aferida e registrada em controles internos. Ao acessar as dependências da Pousada fazem a higienização de suas mãos e higienização corporal.
✓ Todos os colaboradores devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção.
✓ Álcool em Gel 70% está disponível em diversos pontos estratégicos para utilização de nossos colaboradores assim como também existem pias para lavar as mãos.
✓ O uso de EPIs é obrigatório a todos os funcionários no desempenho de suas atividades. Máscaras, calçados fechados, toucas, face shild, óculos, luvas, aventais, são alguns dos itens de uso obrigatório.
COMUNICAÇÃO
✓ Cartazes informativos estão disponíveis em áreas estratégicas de circulação dos hóspedes e colaboradores com recomendações sobre uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta respiratória.
Com isso visamos manter a segurança de todos os hóspedes e colaboradores, e agradecemos vossa compreensão e participação para evitar a proliferação do vírus.
Atenciosamente
Equipe Saudosa Maloca